O quadro para a disputa pelo governo do Rio Grande do Sul será definido nas convenções partidárias, entre 20 de julho e 5 de agosto. Confira os nomes já confirmados:

Abigail Pereira (PC do B)

Porthus Junior / Agencia RBS
Porthus Junior / Agencia RBS

Cerca de 600 delegados do PC do B participaram, no sábado (4), da convenção que definiu Abigail Pereiracomo candidata do partido ao governo do Rio Grande do Sul, no auditório do Novotel de Porto Alegre. O evento contou com a participação da pré-candidata do PC do B à Presidência da República, Manuela D’Ávila.

Vice:  Tiago Souza da Silva  (PC do B)

Eduardo Leite (PSDB)

Porthus Junior / Agencia RBS
Porthus Junior / Agencia RBS

 Com o apoio do PP, mas sem a presença de Luis Carlos Heinze, o PSDB lançou oficialmente, no domingo (5), a candidatura de Eduardo Leite ao governo do Estado. No palco da Casa do Gaúcho, em Porto Alegre, o ex-prefeito de Pelotas prometeu devolver confiança aos gaúchos, reduzir a carga tributária e apostar em segurança pública.

Vice: Ranolfo Vieira Júnior (PTB)

Jairo Jorge (PDT)

Felipe Nyland / Agencia RBS
Felipe Nyland / Agencia RBS

Em convenção no dia 26 de julho, Jairo Jorge foi oficializado como candidato do PDT ao governo do RS. Em seu discurso, ele salientou a tenacidade com que pretende se dedicar à campanha, prometendo “fazer diferente” e “ousadia de novas ideias”.

Vice:  Cláudio Bier (PV)

José Ivo Sartori (MDB)

André Feltes / Especial
André Feltes / Especial

O governador José Ivo Sartori (MDB) esperou até oúltimo dia das convenções partidárias, no domingo (5), para oficializar sua candidatura à reeleição. Em discurso, ele lembrou das votações de projetos polêmicos na Assembleia e elogiou o companheirismo de seu vice, Cairoli.

 Vice: José Paulo Cairoli (PSD)

 Julio Flores (PSTU)

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Mateus Bruxel / Agencia RBS

O professor Julio Flores foi oficializado, na tarde de sábado (4), candidato ao governo do Estado pelo PSTU, em convenção realizada na sede do CPERS/Sindicato, em Porto Alegre. Na convenção, também foram definidos Marli Schaule e João Augusto Gomes como candidatos do partido ao Senado.

Vice: Ana Clélia Schneider (PSTU)

Mateus Bandeira (Novo)

Felipe Nyland / Agencia RBS
Felipe Nyland / Agencia RBS

Mateus Bandeira é o candidato do Novo ao governo do RS. Na convenção de 20 de julho, ele não detalhou os programas que defenderá na campanha e criticou o “Estado obeso, ineficiente e que privilegia poucos”, servindo aos interesses”dos lobbies e das corporações privadas e públicas”.

Vice: Bruno Miragem (Novo)

Miguel Rossetto (PT)

Marcelo Camargo,ABR / Agência Brasil
Marcelo Camargo,ABR / Agência Brasil

O PT confirmou, neste domingo (5), o ex-ministro Miguel Rossetto, 58 anos, como candidato ao governo do Rio Grande do Sul. Além de ministro nos governo de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, Rosseto foi vice-governador do Estado na gestão de Olívio Dutra (1999-2002).

Vice:  Ana Affonso (PT)

Roberto Robaina (PSOL)

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Mateus Bruxel / Agencia RBS

Em convenção realizada em 22 de julho, o PSOL confirmou Roberto Robaina como candidato ao governo do Estado. Em discurso, ele falou sobre a proposta de combater a sonegação e acabar com as isenções fiscais injustificadas.

Vice: Camila Goulart (PSOL)