Pesquisar
Close this search box.

Sobe para 6,7 mil o número de pessoas fora de casa por causa da chuva no RS

Número de municípios afetados saltou para 54, segundo Defesa Civil.

Governo traçou plano de ação para apoiar desabrigados e desalojados.

 

Do G1 RS

 


 
iraí rio uruguai chuva rs (Foto: Fernando Sucolotti/Divulgação)Cheia do Rio Uruguai deixou rastro de prejuízos

em Iraí (Foto: Fernando Sucolotti/Divulgação)

Divulgado no final da tarde deste sábado (28), o novo boletim da Defesa Civil Estadual mostra que saltou de 4,7 mil para 6,7 mil o total de pessoas obrigadas a deixar suas casas em função das enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, mais duas prefeituras foram incluídas na lista de municípios atingidos, que agora soma 54.

De acordo com o órgão, o estado já tem 2.395 moradores desabrigados. Todos tiveram que ser levados a ginásios, centros comunitários e albergues disponibilizados pelo poder público. Já o total o número de desalojados, que estão abrigados em casas de amigos e familiares, chegou a 4.371 pessoas.

Mais cedo, prefeitos de 46 dos 54 municípios afetados participaram de uma reunião organizada pelo governo do Estado em busca de um plano de ação para os municípios atingidos pela chuva. No encontro, o Palácio Piratini prometeu apoio com ampliação de microcrédito e reforço no maquinário para a execução de obras de emergência.

 

Prefeituras decretam emergência

Oficialmente, três municípios enviaram decretos de emergência à Defesa Civil:Barão de CotegipeErval Grande eVicente Dutra. As três cidades somavam 73 desabrigados e 160 desalojados na manhã deste sábado (28). A Defesa Civil ainda irá analisar os pedidos.

A prefeitura de Iraí, também no Norte, decretou estado de calamidade pública. O município, que fica na divisa com Santa Catarina, é o mais atingido pela chuva. Mais de 1,3 mil pessoas seguem fora de casa. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 400 pessoas estão desabrigadas e 900 estão desalojadas no município. Na manhã deste sábado (28), uma nova vistoria na ponte que liga a cidade à Santa Catarina descartou a liberação do trecho.

A chuva no RS

  • – 54 municípios afetados
  • – 6,7 mil pessoas fora de casa
  • – 4.371 desalojados
  • – 2.395 desabrigados

A Defesa Civil indicou que o nível do Rio Uruguai está 17 metros acima do normal. Já segundo a empresa que cuida da obra na ponte, o nível do rio está 19 metros acima do normal.

A previsão do tempo para domingo (29) é que a chuva continue, mas perca força. Pela manhã, vai chover sobre todo o Rio Grande do Sul, com pancadas mais intensas na Região Central do estado. A partir da tarde, a chuva começa a perder força e se concentra em todo o Centro e Leste gaúcho.

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos