Pesquisar
Close this search box.

RS pode ter o primeiro Centro de Excelência em Perícia Criminal do Brasil

O Rio Grande do Sul poderá contar com o primeiro Centro de Excelência em Perícia Criminal do Brasil. As obras do Centro de Excelência em Perícia Criminal, junto à sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), devem começar até 2015. O Ministério da Justiça já disponibilizou R$ 28 milhões, além dos R$ 2,8 milhões de contrapartida da SSP. 



O Estado será referência internacional no setor, visto que caberá ao Instituto-Geral de Perícias (IGP) atender, quando necessário, os Estados de Santa Catarina, Paraná e países vizinhos. "Teremos nossa capacidade ampliada em estrutura e tecnologia", afirma o secretário da Segurança Pública, Airton Michels. 



O prédio, que será construído na Rua Voluntários da Pátria, 1358, terá sete andares, totalizando 12 mil metros quadrados, e abrigará todos os setores e divisões do Departamento de Criminalística e do Departamento de Perícias Laboratoriais. O Departamento de Identificação seguirá na Avenida Azenha. O Departamento Médico Legal continuará na Avenida Ipiranga. Parte dos setores administrativos do IGP irá para o prédio novo e o restante ficará na SSP. 



Com o recurso da contrapartida do Governo do Estado, serão comprados equipamentos de laboratório como microscópios, scanners de corpo, cromatógrafos (equipamento que analisa amostras de locais de crime) e sequenciadores de DNA. "Isso tudo dará mais agilidade nas perícias", explica o perito criminal do IGP, Jackson Dombrowski. 



A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, assinou o protocolo de intenções com o secretário da Segurança Pública, na última segunda-feira (11), em Porto Alegre. "O que significa que existe o recurso do Ministério da Justiça. Agora, começa o processo de liberação da verba para executar a obra até o final de 2015", esclarece Michels. 



São Paulo e Distrito Federal também deverão ter Centro de Excelência em Perícia Criminal. Porém, o Rio Grande do Sul é o primeiro a assinar o protocolo de intenções. 



Texto: Patrícia Lemos
Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini
Fonte: Redação Secom (51) 3210-4305

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos