Pesquisar
Close this search box.

Fatos em Foco 07.03.2014

Manobras eleitoreiras

A recuperação da ERS-155, incluída no cronograma de atividades do Daer para este ano, só deverá ocorrer no segundo semestre. A informação vem do superintendente da unidade em Cruz Alta, engenheiro Fabiano Secchi, segundo o qual, as duas empresas que venceram licitação para realizar obras nas estradas ERS-155, entre Ijuí e Santo Augusto, e a ERS 342, de Ijuí/Cruz Alta e Ijuí/Catuípe estão realizando levantamento das necessidades, resultando no atraso para o início das obras. É curioso que em 17 de outubro do ano passado o governador assinou “decreto de emergência” prevendo a dispensa de licitação para realização dos reparos na ERS-155 e outras, objetivando agilizar o início das obras em face da “situação crítica” dessas rodovias, cujo início era previsto para no máximo três meses. Mas, astuciosamente, o peremptório Tarso Genro já empurrou para o segundo semestre. Por quê? Ah, mesmo que ele subestime a inteligência alheia, não tem como não sabermos que em outubro tem eleições, o que evidencia, também, o interesse escuso da dispensa de licitação. Engana que eu gosto. (?)

 

Programa de governo

A atual administração municipal de Santo Augusto, em seu programa oficial de governo registrado na Justiça Eleitoral elenca uma infinidade de promessas envolvendo os mais diversos setores como: mais saúde, menos doença, mais felicidade; política de humanização, acolhimento com classificação de risco, gestão participativa e ambiente adequado e humanizado aos trabalhadores; criar centro de acolhimento a mulheres vítimas de violência; transporte gratuito para creches; criar departamento da juventude, cursos que atendam as reais necessidades dos jovens; implantar o projeto Primeiro Emprego, enfim; valorização do funcionalismo, melhoria na cesta básica; nova imagem para Santo Augusto a partir da educação; lutar por um Centro Municipal de Eventos; implantar o Programa Sentinela para atender as vítimas de violência doméstica e sexual; moradia digna para todas as famílias; realizar campanhas educativas e de sensibilização para a prevenção e combate a drogadição; estimular as atividades das Universidades Abertas da Terceira Idade; criar um centro de formação de atletas nas diversas modalidades de esportes; combater a pobreza e criar programa de habitação rural; adequar e melhorar as estradas do interior. É apenas uma síntese. Para quem quiser acompanhar, postei no blogdoalaidesa íntegra do Programa de Governo.

 

Deslizes

Há certa inquietação em meio ao funcionalismo municipal de Santo Augusto, motivados por diversos fatores, entre eles, a elevação “escandalosa” de CCs de R$ 700,00, para mais de R$ 3 mil, em detrimento de outros servidores; medida parcial e discriminatória entre servidores da saúde e médicos no tocante ao cumprimento da carga/horária; inchaço no quadro de servidores com o festival de nomeações de servidores aprovados em concurso público no governo passado, já chegando a mais de 70 contratações no atual governo, isso sem contar os CCs, evidenciando falta de critério, com risco de dificultar futuros reajustes de salário para o todo; o gerenciamento na área da saúde deixa a desejar; quanto às estradas do interior há muita reclamação; o ajardinamento nos canteiros centrais ao longo da Avenida do Comércio desapareceu; os sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais foram ignorados nas placas indicativas apostas na avenida. 

 

Dia Internacional da Mulher

É amanhã, 8 de março, “Dia Internacional da Mulher”. Mulher, símbolo da humanidade, coautora de tudo. Coparticipante de tudo. A mulher não é um ser inferior, nem de segunda classe. A mulher, por sua natureza, matriz geradora da vida humana, tem o direito de ser protegida pelo pai na infância, pelo esposo na juventude e pelos filhos na velhice, ou seja, deve ser protegida sempre pelo homem, sem que seja, necessariamente, dependente dele. Externo meus parabéns a todas as mulheres leitoras desta coluna.

 

GESA 54 anos

O Grêmio Esportivo Santoaugustense estará completando amanhã, 08 de março, 54 anos de sua fundação. Teve como primeiro presidente o saudoso Arnaldo Macagnan. Meus cumprimentos à atual diretoria e a toda família gremista santoaugustense.

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos