Pesquisar
Close this search box.

Detran registra recorde de processos de suspensão do direito de dirigir

Entre 2008 e setembro de 2015, houve um acréscimo de 462% no número de processos de suspensão do direito de dirigir no Rio Grande do Sul. Só nos primeiros nove meses do ano, o Detran já ultrapassou em 40% o número de processos desse tipo instaurados em todo o ano passado.

 

O combate à impunidade tem sido apontado como um dos elementos que contribuíram para reduzir em 12% o número de mortes e em 15% o número de acidentes com vítimas fatais no Rio Grande do Sul em 2015, em relação ao mesmo período do ano passado.


         De janeiro a setembro de 2015, foram 43,5 mil processos de suspensão instaurados contra condutores no Estado. A maioria é de condutores que ultrapassaram os 20 pontos por infrações diversas (38%) ou foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool (34%). Outros 26% foram processos de infratores que excederam a velocidade acima de 50% da máxima permitida e 1% que foram flagrados participando de rachas.

 

Desde 2013, o Detran também está aplicando o processo de cassação do direito de dirigir, que deixa o condutor inabilitado por dois anos. Foram quase 20 mil processos de cassação nesses três anos. Só em 2015, foram abertos 4,7 mil processos de cassação do direito de dirigir.

 

Infrações cresceram 22,5%

O aumento do número de processos instaurados pelo Detran se deve a uma melhor estruturação da autarquia, mas também responde à intensificação da fiscalização, que resultou em mais autuações nos últimos anos. Em 2015, foram 22,5% a mais que no ano passado (analisando o período de janeiro a setembro).

 

Somente nesses primeiros nove meses do ano, 2,5 milhões de infrações foram registradas, sendo 1,3 milhão por excesso de velocidade. O total de infrações registradas pelos órgãos de fiscalização do Rio Grande do Sul mais que dobrou nos últimos oito anos. 

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos