Pesquisar
Close this search box.

Crônicas Curtas 31.08.2018

A criminalidade é a regra

É inacreditável e por demais preocupante que os eleitores queiram ser comandados por um criminoso. E parece que isso pende para uma realidade. Se assim fosse, com 39% dos votos, segundo o Datafolha, Lula poderia ir se preparando e, caso elegesse seu poste, roubar a chave da cadeia. Mesmo que isso assuste, não surpreende. É preciso considerar que o Brasil já é comandado por criminosos, uma vez que atos ilegais são disseminados tanto em setores públicos como em privados. Lula é mais um fora-da-lei. Fosse como as pesquisas tendem, o primeiro ato de Fernando Haddad seria soltar Lula, depois enterrar a Lava Jato. E isso deveria garantir-lhe o apoio de uma ampla maioria no Congresso Nacional, e o deleite publicitário da imprensa tendenciosa e inconsequente.

A propósito

O futuro do Brasil é calamitoso. Essa passividade dos brasileiros parece sem limite. É o Brasil ao avesso. Mas os bons hão de reagir, e com a luz lá do alto, evitar o pior.

 Numa encruzilhada

Estamos chegando em uma encruzilhada. Afinal de contas, em quem votar para dirigir o nosso país? Teremos de decidir no dia 7 de outubro como será o nosso futuro, o que não será nada fácil. Essa divisão injusta e discriminatória do tempo que cada candidato terá no rádio e na televisão é uma aberração. Só mesmo num lambanceado Brasil, onde os políticos dizem defender a democracia, mas excluem o princípio da igualdade.  Acredito que democrático seria todos terem tempo igual, pois assim teríamos como tentar escolher o menos pior. Também, por que o Tribunal Superior Eleitoral não decidiu e não decide logo que Lula está fora do páreo? Aliás, é tanto titubeio que na hora “h” podem sim deferir o registro da candidatura do criminoso, condenado e recluso, Lula da Silva, para concorrer à presidência brasileira. Afinal, parece que há uma mistura de medo e comprometimento com referência ao Lula, nas cortes superiores.

Essa Segunda Turma!

Em 2016 o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria de 6 a 5, pela constitucionalidade da prisão após condenação em segunda instância. Por se tratar de um colegiado, era de esperar que todos os 11 juízes do Supremo, mesmo alguns tendo entendimento contrário, seguissem a decisão vencedora, em respeito à Corte e aos colegas, como bem faz a juíza Rosa Weber, que fez parte do grupo perdedor. Dito isto, as explicações de Dias Toffoli para manter soltos José Dirceu e João Cláudio Genu, seguidas por seus fiéis parceiros da Segunda Turma, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, ofendem a inteligência do restante da Corte, pois estariam eles “preocupados” com a possibilidade de o STJ vir a diminuir a pena de ambos.

Lei da Ficha Limpa

A chamada Lei da Ficha Limpa, que mudou após o questionamento da corrupção no Brasil e no processo eleitoral, não no processo de apuração de eleições, mas no processo de candidatura, é de “iniciativa popular”, disse a ministra Carmen Lúcia sobre a legislação aprovada em 2010. É uma das únicas leis no Brasil votada por unanimidade pelo Congresso, ressaltou a presidente do Supremo. Ela criticou o fato de a legislação ter recebido questionamentos da classe política. Eles aprovaram por unanimidade e agora dizem que era inconstitucional. Mas, mesmo que a ministra do STF pense assim, não dá para ignorar que boa parte do Supremo está inclinada a revogar a Lei da Ficha Limpa. Tudo pode acontecer e, de repente termos sim, um condenado em segunda instância por crime de corrupção disputando livremente o comando do Brasil.

Aliás

O STF já julgou, em 2012, a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. A Corte levou o assunto a plenário depois de provocada por duas ações declaratórias de constitucionalidade.

Reeditando sobre turismo

O atual prefeito de Santo Augusto, Dr. Naldo Wiegert, que já havia governado o município no período 1997/2000, criou, na época, a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo no Município. A pasta, teve na titularidade o professor Odilon Gomes de Oliveira, que tomou iniciativas importantes no setor do turismo, entre elas, em 1999, a criação do Conselho Municipal de Turismo e o Fundo Municipal de Turismo. Participou ativamente, em 1998, da criação do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Rota do Yucumã integrado por 30 municípios da região, objetivando desenvolver o turismo e, consequentemente, aquecer a economia na agroindústria e novas atividades no comércio, de modo a fortalecer a hotelaria, gastronomia, artesanato e outros.

Trilha das orquídeas

Outro projeto levado a efeito na época foi a “Trilha das Orquídeas”, com destaque para a atuação do denodado e então secretário professor Odilon. O projeto visou à reposição de orquídeas nas árvores, como era antes do desmatamento (ver foto) e, entendendo serem pontos apropriados para a finalidade, definiu a Estância de Rodeios Nerci Liberato por possuir grande área, 26,5 hectares arborizada; além da estância, a praça Pompilio Silva, vias urbanas e propriedades rurais e urbanas que detivessem bosques e árvores.

   Objetivo

O projeto de criação da Trilha das Orquídeas teve como objetivos, inserir o município na Rota Turística do Yucumã; proporcionar aos visitantes um local aprazível para observação de árvores nativas, orquídeas e outras flores; desenvolver o turismo local inserido no Regional; proporcionar visita aos pontos históricos do município (Cemitério dos Degolados, Grito do Quinzote, Fazenda da Cascata local da 1ª hidroelétrica do município); transformar a Estância de Rodeios em um local de beleza contemplativa, inédito na região, atraindo turistas que apreciem a natureza; estimular a criação de jardins e bosques nas propriedades, incluindo-os no roteiro de visitação como estímulo às agroindústrias familiares.

O que foi desenvolvido

Ainda em 1999, foi posto em prática o projeto Trilha das Orquídeas, com plantio de 600 mudas num primeiro momento, e 500 mudas alguns meses depois. Também, seguindo o projeto, foram demarcados os pontos principais entre Santo Augusto e o Salto do Yucumã, e a seguir organizada e realizada uma cavalgada composta de 15 cavalarianos e 10 veículos de apoio que saiu de Santo Augusto no dia 10 de janeiro de 2000, passando por Coronel Bicaco, Redentora, Miraguaí, Tenentes Portela e Derrubadas, até chegar ao Salto do Yucumã cinco dias depois. Outras metas eram estabelecidas, inclusive a continuidade do plantio de orquídeas e flores, uma exposição de orquídeas, mas, apesar da excelência da iniciativa, o projeto parou no tempo e, só lembrado na campanha eleitoral de 2016.

Passou, era só promessa

No item 4.3, do Projeto de Governo apresentado aos eleitores na campanha eleitoral de 2016, o atual prefeito (então candidato) Naldo Wiegert inseriu como meta na área do turismo: – “inclusão efetiva do município de Santo Augusto na Rota Turística do Yucumã” e, – “Retomada do projeto Trilha das Orquídeas”, com parceria da iniciativa privada. Essa promessa até soou um tanto verdadeira de ser cumprida, se considerado que foi no primeiro governo de Naldo que esses projetos nasceram e deram alguns passos importantes para frente no setor turístico local e regional. Mas já se passou quase a metade do período de governo, e nada foi feito no setor e a promessa soa apenas como mais uma enganação eleitoreira. Pelo andar da carruagem, foi só mais uma promessa de campanha, como inúmeras outras.

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos