Do UOL, em Brasília

Ampliar

Conheça os imóveis de políticos brasileiros42 fotos

5 / 42

Castelo avaliado em R$ 25 milhões do ex-corregedor da Câmara e deputado federal Edmar Moreira (na época no DEM-MG, hoje no PR) no distrito de Carlos Alves, em São João Nepomuceno (MG). O parlamentar não declarou à Receita, nem à Justiça Eleitoral, o valor do imóvel, que foi descoberto em 2009. Na época, Edmar afirmou que a propriedade foi passada para seus filhos em 1993 Leonardo Costa/Estado de Minas/Folha Imagem

O castelo do deputado estadual Leonardo Moreira (PSDB-MG) está à venda. A propriedade fica na cidade de São João Nepomuceno (318 quilômetros de Belo Horizonte). O imóvel ficou conhecido quando o pai do parlamentar, o ex-deputado Edmar Moreira (PSDB), foi acusado de não ter declarado o castelo em sua prestação de contas na campanha eleitoral de 2006, alegando que a fazenda estava em nome de seus filhos. 

O corretor responsável pela negociação da fazenda confirmou ao UOL a intenção do deputado de se desfazer do imóvel rural. Ele não quis ser identificado pela reportagem.

O profissional afirmou que o proprietário não o autorizou informar o valor da propriedade, que estava avaliada na época do escândalo em cerca de R$ 25 milhões.

Os interessados na fazenda só podem visitar o castelo após apresentar uma "carta de intenções de compra" com o valor proposto. O documento deve conter firma reconhecida em cartório e só então será enviado ao deputado, que aí então vai avaliar se a oferta interessa e autorizar a visita ao local.
De acordo com o corretor, o imóvel rural tem atraído curiosos e investidores que pensam em montar ali um hotel.

O castelo tem 7.500 metros quadrados de área construída, e foi erguido entre 1982 e 1990. O conjunto arquitetônico tem pelo menos 36 suítes com closet e sistema individual de ar condicionado. Os banheiros são revestidos com mármore. Há heliporto na propriedade.

Anúncios disponíveis na internet informam que há "dez dependências para serviçais e garagem coberta" e complexo aquático com sauna, piscina aquecida, hidromassagem, vestiários e ampla área para convenções.  A fazenda tem 192 hectares com curral e gado leiteiro. Tem ainda "pista de eventos para animais com capacidade para até 8.000 pessoas".

A reportagem tentou entrar em contato com o deputado, mas ele não respondeu até a publicação desta notícia.

ESCUTA ESSA! ? DEPUTADO DO CASTELO, DO IGLU E DA PIRÂMIDE

  •