Pesquisar
Close this search box.

7,6 mil lâmpadas compradas somem e ruas ficam sem luz em Iraí, RS

 

Celinho precisa de uma lanterna para iluminar a

frente da casa (Foto: Giovani Grizotti/RBS TV)

 

Material foi adquirido pela Defesa Civil Estadual por quase R$ 1 milhão.

Mesmo com a remessa, moradores da cidade convivem com falta de luz.

 

O sumiço de 7,6 mil lâmpadas, avaliadas em quase R$ 1 milhão, intriga moradores de Iraí, no Norte do Rio Grande do Sul, como mostra reportagem do RBS Notícias. O material foi comprado pela Defesa Civil do estado sem licitação, em outubro do ano passado, com verbas destinadas a municípios atingidos pelas enchentes, quando a cidade decretou estado de calamidade pública

 
Apesar da aquisição, Iraí tem lâmpadas queimadas por toda parte, até nos canteiros centrais das avenidas. O comerciante Celinho Feix precisa de uma lanterna para iluminar a frente da casa. Indignado, ele reclama que precisa pagar mensalmente a taxa de iluminação pública mesmo com escuridão na rua. "Isso aí é uma vergonha. Nós estamos de um jeito que de noite não temos como atender o pessoal. Está brabo isso!"



Cansado de esperar pelo poder público, um comerciante que não quis se identificar, só conseguiu iluminar a rua em frente à loja porque comprou a lâmpada com dinheiro do próprio bolso. "Acho isso vergonhoso."
 

Até no jardim da prefeitura falta lâmpada. O prefeito Volmir Bielski diz que o planejamento da compra do material foi feito pela Defesa Civil Estadual. O prefeito disse que as lâmpadas estão guardadas pelo fornecedor por falta de espaço na prefeitura e que são retiradas diariamente para reposição. "O contrato foi feito diretamente da Defesa Civil com as empresas, não passou pelas prefeituras."

Vereadores querem saber por que foi investido tanto na compra de luzes

A Câmara de Vereadores decidiu abrir uma investigação. Segundo o vereador Elzequiel Tonial (PMDB), o objetivo é saber porque foi investido em tanta lâmpada o dinheiro que poderia ajudar as vitimas. "Realmente as pessoas que foram atingidas a gente sabe que não receberam nenhum tipo de recurso até agora, nenhum tipo de ajuda. E as pessoas nos cobram na rua."



A casa da dona de casa Cristina Unas foi atingida pela cheia do Rio do Mel. Mas ela não recebeu qualquer ajuda, nem luz em frente à casa. Com ela, moram Natalina, o marido e a filha de onze meses, desabrigados pela última enchente e que ficaram revoltados com o escândalo das lâmpadas.



O subchefe da Defesa Civil Estadual, Jarbas Tróis de Ávila, vai abrir uma investigação para verificar se o dinheiro foi usado de forma adequada na recuperação dos danos causados pela chuva à rede elétrica em Iraí. Ele destacou que a verba foi liberada a partir do decreto de calamidade pública e de um plano detalhado de resposta apresentados pela prefeitura. E afirmou também que a compra do material foi atestada pelo município. G1 RS

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos