Pesquisar
Close this search box.

50 Anos do Golpe de 1964

Jango tinha tropas leais e poderia enfrentar o golpe, diz Pedro Simon

52

Bruna Borges
Do UOL, em Brasília

  • Arte/UOL

Amigo do então presidente João Goulart, o senador Pedro Simon (PMDB-RS), 84, acompanhou o golpe militar de 1964 de perto. Simon conta que o golpe "pegou todos de surpresa". "Ninguém pensava que ia estourar a coisa como aconteceu."

Apesar de março de 64 ter sido um mês de agitação política, segundo o parlamentar, no dia 31 pouco se acreditava na possibilidade concreta de ocorrer um levante militar que tiraria Jango do poder.

Pedro Simon lembra bastidores da política na época do golpe – 5 vídeos

 

Em 1964, Simon era deputado estadual pelo PTB do Rio Grande do Sul e estava em Porto Alegre quando Jango, seu companheiro de partido, deixou o país e partiu para o exílio no Uruguai.

"O presidente do Senado simplesmente disse: está vaga a Presidência da República,  presidente João Goulart está no exterior em lugar incerto e não sabido e em seu lugar vai tomar posse o presidente da Câmara, o deputado Ranieri Mazzilli."

Segundo Simon, Tancredo Neves, então deputado federal, estava lá e protestou. "Ele gritava:  'canalhas, canalhas'", conta o parlamentar.

 

Arte/UOL

Em um período de polarização entre a esquerda e a direita, faça suas escolhas e veja como você passaria pelos 21 anos da ditadura no Brasil

Jogue

 

O antropólogo Darcy Ribeiro, que à época era o chefe da Casa Civil, enviou um ofício ao presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, naquele momento informando que Jango estava em Porto Alegre, na casa do comandante do 3º Exército. E que estava à disposição do congressista. O ofício indicava endereço e telefone para localizar o presidente, mas, segundo Simon, a informação foi ignorada.

"Eu participei ao vivo do lado do presidente. Deposto de uma maneira estúpida. Um presidente que estava aqui no Brasil e o senador Auro de Moura Andrade, uma figura infeliz da história brasileira, por conta própria deu um golpe extraordinariamente escandaloso", diz.

Na opinião de Simon, Jango possuía tropas leais ao seu governo e poderia ter comandado uma resistência aos militares que se rebelaram para tomar o comando da República.

QUAL A SUA HISTÓRIA?

memoriasreveladas/Arquivo Nacional
Envie seu relato da época

"Naquela noite, o Jango ligou para o comandante do 2º Exército pedindo para ele ir com suas tropas em direção a Juiz de Fora para se contrapor ao general Mourão, que era contrário a ele  e tinha um contingente de menor importância de tropas militares", conta Simon.

Amaury Kruel, o comandante do 2º Exército, pediu a Jango que escrevesse uma carta afirmando que era um democrata e que não instalaria o comunismo ao Brasil em hipótese alguma. Cunha alegava que estava sem condições de fazer a resistência porque a notícia do perigo de um golpe comunista havia se espalhado pelo país e existiam muitos focos de rebelião por parte das Forças Armadas, segundo Simon.

Ainda de acordo com o senador, Jango se recusou e afirmou que se sentiria humilhado se escrevesse a carta. "O Jango não quis dar a carta, porque ele achou que dando naquele momento, ficava muito apequenado, ele ficaria amarrado a um determinado grupo."

"Eu tenho convicção que se o Jango tivesse escrito a carta, o Amaury Kruel teria condições de trancar a rebelião e teria condições de tentar uma nova caminhada para o país naquele momento", opina Simon.

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos
Copyright © 2024 por Blog do Alaides. Todos os direitos reservados.